quarta-feira, 1 de outubro de 2025

BRASÍLIA: "Deputado Francisco conquista garantia de início de estudos para construção de terceira faixa na Serra do Doutor"


O deputado estadual Francisco do PT garantiu, nesta terça-feira (30), em reunião no Ministério dos Transportes com o Diretor-Presidente do DNIT Nacional, Fabrício Galvão, o início dos estudos técnicos para a construção da terceira faixa na BR-226, no trecho da subida da Serra do Doutor, em Campo Redondo, região Trairi do Rio Grande do Norte.

A obra é uma reivindicação antiga da população, já que a serra é um dos principais acessos da região e registra intenso fluxo de veículos, especialmente de carga, aumentando os riscos de acidentes e provocando lentidão no tráfego.

Francisco já vinha defendendo esse pleito desde o ano passado, quando apresentou requerimento ao DNIT e manteve diálogo com o superintendente do órgão no RN. Na reunião em Brasília, Fabrício Galvão se comprometeu a fortalecer o pleito e dar celeridade ao processo.

O deputado destacou a importância da conquista:

A construção da terceira faixa na Serra do Doutor é fundamental para melhorar a segurança de quem trafega pela região. O nosso mandato tem se empenhado para transformar essa demanda histórica em realidade, e hoje demos um passo importante nesse sentido”, afirmou Francisco.

MINHA NOSSA: "Vereadora afirma ser ‘a favor da violência contra mulher’ durante sessão"


A vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como Betinha, declarou durante sessão na Câmara Municipal de Borba, no interior do Amazonas, que “é a favor da vi0l3nci4 contra mulher”.   A fala foi feita na segunda-feira (29) e gerou grande repercussão nas redes sociais.

No plenário, Betinha afirmou que “tem mulher que merece apanhar” e alegou já ter visto situações em que mulheres se machucaram sozinhas para acusar homens de agressão.

“Eu aprovo, eu sou a favor da violência contra mulher. Sim, quando um homem bate na mulher eu aprovo. Tem mulher que merece apanhar”, afirmou.

Após a repercussão negativa, Betinha divulgou uma nota de retratação. No texto, pediu desculpas e reconheceu que as palavras foram “inadequadas, desrespeitosas e incompatíveis com os princípios de dignidade, igualdade e respeito”.

“Assumo integralmente a responsabilidade por minhas declarações, reafirmando meu profundo arrependimento”, escreveu.

Ainda durante o discurso no plenário, ela citou a vereadora Professora Jéssica (Democracia Cristã) e criticou mulheres que, segundo ela, tentam se beneficiar da Lei Maria da Penha.

“Eu sou a favor da lei pra defender as mulheres, mas contra as que querem se beneficiar, como a vereadora Jéssica”, disse.

A declaração foi feita em defesa do vereador Pedro Paz (União Brasil), denunciado por Jéssica após levantar o dedo em direção a ela durante uma sessão.

INUSITADO: "Vereador pede minuto de silêncio pela morte de homem que está vivo"


Um episódio inusitado interrompeu a sessão da Câmara Municipal de Fortaleza nesta terça-feira (30). O vereador Professor Aguiar Toba (PRD) solicitou um minuto de silêncio em homenagem ao falecimento de Raimundo do Queijo, um tradicional comerciante da cidade.

Os parlamentares atenderam ao pedido e fizeram a homenagem solene. No entanto, a comoção foi interrompida quando outro vereador informou ao plenário que Raimundo, na verdade, estava vivo.

O autor do pedido, vereador Aguiar Toba, explicou depois que havia recebido a informação do suposto falecimento de forma equivocada e só descobriu o engano após o minuto de silêncio já ter sido realizado. O caso gerou constrangimento e se tornou o centro das atenções durante a sessão.

Portal Zona 10

OURO BRANCO: "Justiça rejeita recurso e prefeito Samuel Oliveira do PL tem que deixar o cargo"


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou mandado de segurança aos prefeito e vice-prefeitos de Ouro Branco, Samuel Oliveira de Souto e Francisco Lucena de Araújo Filho – ambos são filiados ao PL de Jair Bolsonaro, contra decisão da segunda instância sobre a cassação dos diplomas dos eleitos em 2024, afastamento imediato da função pública e determinou a realização de nova eleição naquele município da região do Seridó.

Já o presidente da Câmara Municipal de Ouro Branco, vereador Amariudo Santos (PP), recebeu, na tarde de terça-feira (30), notificação do cartório da 23ª Zona Eleitoral, sediada em Caicó, para que assumisse, interinamente, o cargo de prefeito, até as novas eleições.

Amariudo Santos disse que recebeu o cargo ‘de oficio” e não haverá nenhuma cerimônia formal na assunção à chefia do Executivo – “vamos dizer assim, é ima posse atípica”, mas informou que “fará comunicado aos vereadores” a partir das 10 horas desta quarta-reira (1º), passando a presidência da Câmara ao vice, vereador Júnior Nogueira (PP).

Em sua decisão, o juiz federal Hallison Rego Bezerra disse, previamente, que o mandado de segurança é ação constitucional. que “tem por objeto a proteção de direito líquido e certo, não amparado por “habeas-corpus” ou “habeas-data”, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público”.