segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Em 2013 a energia deve ficar mais barata em 20% diz Ministro



O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta quarta-feira (14) ter certeza de que as concessionárias de energia elétrica vão aderir em massa à proposta do governo de renovação antecipada das concessões por mais 30 anos, com redução de tarifa. No caso de alguma empresa não aderir, ele disse que o governo vai, “de alguma forma”, garantir a queda média de 20% no custo da energia no próximo ano. Mantega não detalhou o que poderia ser feito, mas disse que prefere não usar recursos do Tesouro para assegurar essa redução.

Ele lembrou que o governo já abriu mão da receita com alguns impostos, que serão extintos, e se comprometeu a usar R$ 3,3 bilhões por ano para bancar os programas sociais que antes eram pagos por contribuições que deixarão de existir. A maior parte da redução da tarifa anunciada para 2013, no entanto, deve vir de uma queda na remuneração de geradoras e transmissoras de energia que foram convidadas à renovar antecipadamente seus contratos, sem realização de nova licitação, em troca de reduzirem o valor cobrado.

A justificativa do governo é que os investimentos feitos pelas empresas já foi remunerado e por isso é possível reduzir a tarifa. Muitas empresas têm reclamado das condições de renovação e uma delas, a Cemig/MG, que indicou que não vai aderir à proposta.

Nenhum comentário: