quinta-feira, 21 de novembro de 2013

“Nós decidimos que Lula é o presidente negro deste país”

Com a frase do título acima o reitor da faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, concedeu o Troféu Raça Negra ao presidente Lula, na segunda-feira (18), em São Paulo. 

Lula agradeceu dizendo que o prêmio se destina à sociedade brasileira, responsável pelas transformações da última década no Brasil. Uma ex-aluna da faculdade foi escolhida para fazer a entrega da homenagem. Lula esteve na formatura dela, em 2008. Ela lembrou aquele momento especial e afirmou: “Oxalá possamos empossar outros presidentes com seu perfil, pois assim teremos o melhor país do mundo”.

Lula relembrou as dificuldades que enfrentou para a implementar a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e a legalização de terras quilombolas. Disse que durante muitos anos os negros foram tratados no Brasil como se ainda não tivessem conquistado sua liberdade, se ocupando apenas de profissões descartadas pelos brancos. “Nós apenas não tivemos oportunidades”, afirmou ele lembrando que com programas governamentais milhares de jovens negros conseguiram ter acesso a cursos superiores.

Na ocasião, Lula recebeu o prêmio Raça Negra ao lado do presidente da Guiné, Alpha Condé, do reverendo e ex-senador americano, Jesse Jackson, da escritora, deputada angolana e filha de Agostinho Neto, Irene Neto, e do reitor da faculdade, José Vicente.

Em sua fala, o presidente Alpha Condé ressaltou a importância de se ter orgulho de ser negro e lembrou que se a África é importante para o futuro do mundo, os afro-descendentes o são para o futuro do Brasil.

Nenhum comentário: