quarta-feira, 5 de novembro de 2025

PARELHAS: "Mudança na Secretaria de Saúde: Sai Tiago Tibério, entra Iara Dantas"


O prefeito de Parelhas oficializou nesta terça-feira (4) uma importante mudança em seu primeiro escalão. 

Por meio da Portaria nº 398/2025-GAB/PREFEITO, o gestor Tiago de Medeiros Almeida nomeou a Sra. Iara Dantas de Macedo Carlos para o cargo comissionado de Secretária Municipal de Saúde.

De acordo com o documento, a nomeação passa a valer a partir do dia 1º de novembro de 2025, data em que Iara Dantas assumiu oficialmente a pasta responsável por uma das áreas mais sensíveis e desafiadoras da administração pública.

A chegada de Iara ao comando da Saúde marca uma nova etapa na gestão Tiago Almeida, que tem buscado fortalecer a área com ajustes administrativos e novas diretrizes para o setor. 

A expectativa agora é de continuidade nos serviços e de avanços nas políticas públicas voltadas à atenção básica, vigilância e assistência à população parelhense.

Para quem não conhece, Iara é filha de Iran de Biró "Câindo"


SANTANA DO SERIDÓ: "Grupo de situação esfacelado em 2026"


Em Santana do Seridó, o pleito do próximo ano promete revelar o que há tempos se comenta em voz baixa nos bastidores: a guerra de egos e a disputa por protagonismo dentro do grupo governista.

A prefeita Tatiana deve, mais uma vez, seguir a cartilha do seu líder político Hudson Pereira e apoiar Robinson Faria para deputado federal. Até aí, tudo dentro do roteiro. O problema é que nem todos parecem dispostos a decorar as mesmas falas.

O vereador Neilton, por exemplo, ao que parece já  declarou amor político à deputada Carla Dickson, que, em recente visita ao município, retribuiu o gesto chamando-o carinhosamente de “meu querido vereador”. Foi o suficiente para acender o sinal amarelo no grupo da prefeita.

E não para por aí. Fontes do Blog garantem que outros vereadores da base, também pretendem seguir caminhos próprios — cada um com seu “candidato do coração”, seja para federal, estadual, governo ou até senado.

Diante desse cenário, cresce a percepção de que o grupo da situação pode se fragmentar nas próximas eleições, com cada um buscando o seu próprio “lugarzinho ao sol” 

Afinal, como bem se sabe, em política, fidelidade vai até onde dura o interesse — e voto, definitivamente, não tem dono.

Deputado Francisco apresenta projeto de lei que reconhece a CAPESA como entidade de utilidade pública estadual


O deputado estadual Francisco do PT apresentou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte um projeto de lei que reconhece como de utilidade pública estadual a Cooperativa Agropecuária do Seridó (CAPESA), sediada no município de Parelhas.

A proposição tem como objetivo valorizar o trabalho desenvolvido pela cooperativa junto aos agricultores familiares da região, fortalecendo a cadeia produtiva local e a economia solidária no Seridó potiguar.

A CAPESA, filiada ao Sistema OCERN/SESCOOP em nível estadual e à OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) em nível nacional, atua na organização da produção agrícola e na comercialização de alimentos através de programas governamentais como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), também via CONAB.

Entre as ações de destaque, a cooperativa foi contemplada com 15 unidades de beneficiamento lácteo, que permitem aos produtores e produtoras rurais fabricar queijos, manteiga da terra e doces de leite registrados, fortalecendo a cadeia do leite e promovendo o consumo de produtos artesanais da região.

A CAPESA também coordena uma feira da agricultura familiar, realizada semanalmente em frente à sede da cooperativa, em Parelhas. O espaço foi estruturado com barracas, balanças, carrinhos e demais equipamentos adquiridos através de edital da SEDRAF, ampliando a visibilidade dos produtos locais e o protagonismo das mulheres agricultoras, que representam a maioria do grupo.

Para o deputado Francisco, a proposta é uma forma de reconhecer e fortalecer uma experiência de sucesso na agricultura familiar do Seridó.

A CAPESA tem um papel fundamental na valorização do pequeno produtor e na organização da produção local. Esse reconhecimento como entidade de utilidade pública é uma forma de ampliar as possibilidades de apoio e parceria com o poder público, garantindo mais condições para que os agricultores e agricultoras sigam transformando a realidade da nossa região”, destacou o parlamentar.

ABUSO DE PODER: "Rio Grande do Norte já soma dez prefeitos cassados em 2025"


Em 2025 dez prefeitos do Rio Grande do Norte já foram cassados pela justiça eleitoral.

As perdas de mandato foram decretadas nas cidades de Pedra Grande, Francisco Dantas, Lajes, Maxaranguape, Equador, Marcelino Vieira, Montanhas, Ouro Branco, São Itaú e Miguel do Gostoso.

Há um caso que o prefeito cassado em primeira instância já conseguiu reverter o processo como em Francisco Dantas e dois (Itaú e Ouro Branco) em que os prefeitos absolvidos em primeira instância foram cassados na segunda.

O tipo mais comum de causa de cassação são abusos de poder político e econômico. Captação ilícita de sufrágios (compra de votos), uso indevido dos meios de comunicação e conduta vedada aparece em menor escala de motivações para perdas de mandato.


Blog do Barreto