segunda-feira, 25 de abril de 2022

Depois de formadas as nominatas para federal e estadual veja a chance de cada um nas eleições deste ano


E
stá chegando “a hora de a onça beber água”. A expressão para indicar, em poucas palavras, um momento decisivo e perigoso. Afinal, diz-se que a onça costuma beber água ao cair da noite. É a melhor hora de caçar o bicho. Mas ainda assim todo cuidado é pouco. 

Passado o prazo do troca-troca, com o fim da janela partidária, partidos continuam as articulações para formação de suas respectivas nominatas até as convenções com data limite em 5 de agosto.

As regras eleitorais sofreram significativas mudanças no ano passado, como a do quociente eleitoral (QE). 

Pelas novas regras, dispostas na Lei n.º 14.211/21, o partido ou federação só poderá entrar no cálculo das sobras se obtiver 80% do quociente eleitoral, e o candidato, 20%.

No Rio Grande do Norte, por exemplo, o quociente eleitoral para deputado federal deverá ficar em 210 mil votos. Assim, só poderá concorrer às sobras o partido ou federação que alcançar 168 mil votos e o candidato que tiver mais de 42 mil votos.

Não é de toda descartada a hipótese de apenas um partido ou coligação alcançar o quociente eleitoral e os outros não poderem ir pro cálculo das sobras por não cumprirem a regra do 80/20. Assim, todas as vagas ficariam com o único partido que atingiu o QE, desde que os candidatos tenham no mínimo 10% desse QE.

Analistas procurados pela coluna, são enfáticos: haverá poucas mudanças na disputa na Assembleia Legislativa, o contrário do que deve acontecer para à Câmara dos Deputados. 

Esse colunista 'desbulhou' um pouco e fez um apanhado de como está as chances dos atuais parlamentares e nomes que surgem nas concorridas nominatas em plena formação.

PSDB

Quando o assunto é nominata, temos que iniciar com a poderosa nominata do PSDB.

Apesar de não ter formado uma nominata para à Câmara Federal, o partido comandado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (ex-candidato a governador), conta com 12 deputados estaduais disputando a reeleição: Ezequiel, Tomba, Dr.Bernardo, Gustavo Carvalho, Nélter, Albert Dickson, Raimundo Fernandes, Kleber Rodrigues, Ubaldo Fernandes, José Dias, Galeno Torquato e Getúlio Rêgo.

(Ufaaa!!!) Será um verdadeiro salve-se quem puder.

Segundo analistas, a expectativa é que dois dos atuais parlamentares fiquem de fora.

Integram ainda a nominata, o médico e ex-prefeito, Dr.Kerginaldo, que tem grande potencial de ser eleito.

A expectativa é que o PSDB consiga eleger 11 deputados e que com as sobras consiga fazer um deputado com menos de 20 mil votos.

PT/PCdoB/PV

Uma das nominatas mais competitivas no Estado é a federação PT, PCdoB e PV.

Governista, a nominata conta com a deputada Natália Bonavides e o ex-secretário Fernando Mineiro como principais puxadores de voto à Câmara Federal.

A assessora da atual governadora Fátima Bezerra, a jovem Samanda Alves; o ex-vereador de Natal, Pedro Gorki; O tabelião Airene Paiva; como também o atual vereador e presidente estadual do PV, Mikley Leite, integram a referida nominata (federação). 

A expectativa é de eleger dois deputados federais com as sobras. Na pior das hipóteses: um.

Para à Assembleia Legislativa, a nominata conta com seis deputados estaduais: Francisco do PT; Isolda Dantas; George Soares; Vivaldo Costa; Hermano Morais e Eudiane Macedo como principais puxadores de voto. 

Segundo analistas, com essa composição, os deputados George Soares, Vivaldo Costa, Francisco do PT e Isolda Dantas seriam reeleitos.

Ainda integram a federação partidária, as vereadoras de Natal e Mossoró, Divaneide Basilio(PT), Júlia Arruda(PCdoB) e Marleide Cunha(PT); os suplentes de vereadores Aline Juliete(PT) e Daniel Valença(PT); e o ex-controlador geral do Estado, Pedro Lopes(PT).

A expectativa é que a federação PT-PCdoB-PV consiga eleger entre cinco e seis deputados, com as sobras. A pior hipótese é eleger cinco representantes. 

SOLIDARIEDADE

Outra nominata que promete ser bem competitiva é a do partido Solidariedade.

Para à Câmara Federal: o deputado Kelps Lima; o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim; e a ex-candidato a prefeita de Parnamirim, Professora Nilda; são apontados como principais puxadores de voto.

Segundo analistas, o partido deve eleger um deputado federal. 

Na disputa pela Assembleia Legislativa, o Solidariedade conta com os deputados(as), Cristiane Dantas e Subtenente Eliabe; além do ex-prefeito de Maxaranguape, Luís Eduardo; do médico Dr.Salismar; Jadson, que conta com o apoio do prefeito de Mossoró Alysson Bezerra; do ex-prefeito de Olho D'água dos Borges, Brenno Queiroga; e da empresária caicoense Lilia Saldanha.

A expectativa é eleger três deputados estaduais. 

UNIÃO BRASIL 

Outra nominata competitiva e que vem forte é a do União Brasil, partido que nasceu da fusão entre o Democratas e PSL, comandado no Estado pelo ex-senador José Agripino Maia.

O partido conta com dois deputados(as) federais: Carla Dickson e Benes Leocádio; a ex-deputada Sandra Rosado; o presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire; e o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, como principais puxadores de voto. 

A expectativa do União Brasil é eleger dois deputados federais. Segundo analistas, Carla Dickson e Paulinho Freire tem grandes chances de serem eleitos.

Na disputa pela Assembleia Legislativa, o União Brasil conta com cinco vereadores de Natal: Felipe Alves; Robson Carvalho; Camila Araújo; Tércio Tinoco; e Chagas Catarino. Os vereadores(as) de Mossoró, Larissa Rosado e Cabo Tony; o ex-prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Dr.Anax Vale; os empresários Taveira Jr (filho do prefeito de Parnamirim); Ivanilson Oliveira (Irmão da prefeita de Baraúna, Divanize Oliveira); e Maurício Filho (Filho do ex-prefeito de João Câmara, Maurício).

A expectativa é que o partido consiga eleger três deputados estaduais com as sobras. Para os analistas, os nomes mais cotados para serem eleitos são: Taveira Jr; Larissa Rosado e Felipe Alves. 

PP

A nominata do PP deverá apresentar candidatos apenas à Câmara Federal.

O partido conta com o deputado federal Beto Rosado. Integram a nominata: Major Brilhante; a suplente de deputada, Karla Veruska; o ex-prefeito de Currais Novos, Zé Lins; o suplente de deputado, Kerinho; o influenciador digital, Jerônimo do Sertão; a ex-vereadora de Caicó, Mara Costa e o vereador de Parnamirim, Vavá.

A expectativa do PP é eleger um deputado. 

PSB

A nominata do PSB, partido comandado no Estado pelo deputado Rafael Motta, surpreendeu, com a filiação do ex-ministro Henrique Alves, que deverá disputar uma vaga à Câmara Federal.

A expectativa é que o partido consiga eleger um deputado federal, mantendo a cadeira na Câmara dos Deputados. 

O partido conta com uma nominata para à Assembleia Legislativa.

Integram a nominata: o ex-vereador de Natal, Fernando Lucena; o apresentador Jackson Damasceno; os vereadores de Parnamirim, César Maia e Professor Diego; a vereadora de Carnaúba dos Dantas, Thábata Pimenta; o influencer digital, Pinta Natalense; e a sindicalista, presidente do SINSP/RN, Janeayre Souto. Todos têm chances reais. 

A expectativa é que o partido eleja um deputado estadual. 

PL

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, comandado no Estado pelo deputado federal João Maia, recebeu filiação do deputado General Girão e do ex-governador Robinson Faria.

Os três disputarão uma vaga na Câmara dos Deputados. 

A expectativa é que o partido mantenha a vaga na Câmara Federal e com às sobras consiga eleger mais um.

Já para à Assembleia Legislativa, o partido recebeu filiação do deputado Coronel Azevedo e tem a suplente de deputada e primeira-dama de São Gonçalo do Amarante, Terezinha Maia, como principais puxadores de votos.

A expectativa é que o partido faça um deputado(a). 

MDB

Apesar de ser um partido tradicional, o MDB que conta com o ex-senador Garibaldi Alves Filho, como principal puxador de votos para à Câmara Federal, vive um dilema: a sigla partidária será capaz de eleger um deputado em 2022?

Para analistas, a situação do MDB não é nada confortável e manter a cadeira do atual deputado Walter Alves ainda é uma incógnita. Integram a nominata do partido, além de Garibaldi: Kaline Amorim, esposa do deputado Dr.Bernardo e os ex-prefeitos de Pau dos Ferros e de Caicó, Fabrício Torquato e Batata, respectivamente. 

Para à Assembleia Legislativa, o partido tem como principal puxador de votos, o suplente de deputado e ex-secretário municipal da capital, Adjuto Dias, filho do prefeito Álvaro Dias.

Integram ainda a nominata o ex-deputado Alexandre Cavalcanti; o vereador de Mossoró, Isaac da Casca; a ex-secretária Dra.Sheyla Freitas; o Coronel PM Gomes; o paratleta Eduardo Gomes; e a ex-secretária Yara Costa.

A expectativa é que o partido consiga eleger um deputado estadual, podendo fazer mais um com às sobras.

REPUBLICANOS

A nominata do Republicanos, segundo analistas é outra incógnita. 

O partido tem como principal puxador de votos, o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.

Integram a nominata: o presidente estadual do Republicanos, Vitor Hugo; a ex-deputada Márcia Maia; o vice-prefeito de Mossoró, Fernandinho da Padaria; e o vereador de Caicó, Diogo Silva.

Para à Assembleia Legislativa, o partido tem entre seus principais puxadores de voto, o ex-vereador de Natal, Luís Almir, e o suplente de deputado federal, Abrão Lincon.

A expectativa é que o Republicanos consiga eleger um deputado federal e um estadual com às sobras.

Na pior hipótese, o partido elegeria apenas um deputado. 

PSD

Outro partido que enfrenta grande dificuldade é o PSD. O partido tem como principais puxadores de voto, o atual deputado Jacó Jácome e seu pai, o ex-deputado Antonio Jácome. 

No momento, analistas vêem com muita dificuldade uma possível eleição de ambos.


BRASIL 35

O Brasil 35, antigo PMB pode ser a grande surpresa das Eleições 2022 (Eu digo, pode ser).

O partido conta com os ex-vereadores de Mossoró, Natal e Caicó; Ze Peixeiro
Professor Luís Carlos e Odair Diniz respectivamente, além de Alexandre Teixeira como principais puxadores de voto à Assembleia Legislativa.

O partido sonha em eleger um deputado estadual.


Análises de Saulo Medeiros para o Potiguar News





Nenhum comentário: