terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Marta vence disputa no PT para primeira vice-presidência do Senado

 
GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA
O PT decidiu indicar a senadora eleita Marta Suplicy (PT-SP) para a primeira vice-presidência do Senado. A petista disputava o cargo com o senador eleito José Pimentel (PT-CE), que fechou acordo com a petista para um rodízio no cargo: Marta fica por um ano na função e, em 2012, Pimentel assume a primeira vice-presidência.
Marta disse que o fato de ser mulher pesou na escolha do partido. "Ter uma mulher na primeira vice-presidência na primeira gestão da presidente Dilma Rousseff vai ao discurso do que ela falou, que gostaria que as mulheres ocupassem mais espaço neste país", disse a senadora.
Pimentel disse que cedeu a Marta para permitir que uma mulher esteja na Mesa Diretora do Senado logo no início da nova legislatura do Congresso. "Já havíamos definido que a decisão seria uma unanimidade dentro do partido. Vamos continuar homenageando as mulheres", disse.
Os dois travaram uma disputa dentro do PT pela indicação para o cargo. O partido chegou a cogitar levar a disputa para o voto dentro da bancada, mas para evitar desgastes, optou por dividir a primeira-vice entre os dois candidatos.
O mesmo modelo será seguido pelo PT na indicação para a presidência da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, disputada entre os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Eduardo Suplicy (PT-SP).
O cargo tem importância política para o PT porque o primeiro-vice assume a presidência do Senado sempre que o presidente estiver ausente. O PT chegou a cogitar escolher a primeira-secretaria do Senado, cargo responsável pela administração da Casa, mas preferiu fazer a opção política para garantir à base aliada do governo o comando do Senado nas ausências do presidente.

Nenhum comentário: