quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Nosso Seridó



A região do Seridó potiguar encontra-se localizada em pleno semiárido brasileiro e se caracteriza por uma beleza ainda selvagem e rudimentar - cercada pela vegetação de Caatinga, por solos rasos e pedregosos na maior parte de sua extensão e um céu que se encontra azul na maior parte do ano.

Caracterizada ainda pelo seu povo bonito, acolhedor, caloroso e festeiro, de sertanejos marcados pela tangida do gado - ao longo de sua colonização - e das periódicas secas, mas que atualmente se perfazem em quase 300 mil pessoas, em pleno sertão potiguar!

Apesar de ser ainda uma região quase desconhecida, esta terra guarda ao longo de sua história muitas lendas, mistérios e uma beleza natural para os amantes de boas aventuras ao ar livre em contato com a natureza.


Fonte: Google imagens


A própria vegetação de Caatinga adquire um caráter especial com a chegada das primeiras chuvas na região - período no qual, a paisagem cinzenta e seca cede espaço para o verdejar das folhagens e espinhos. Renovam-se aqui também as esperanças do velho sertanejo!

Neste caso, nenhuma afirmação seria então mais precisa para caracterizar o povo seridoense do que aquela velha frase dita, em algum dia, por Euclides da Cunha: "O sertanejo é antes de tudo um forte!

Nenhum comentário: