segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Aécio pede cabeça de Cardozo por não ter engavetado o propinão tucano dos trens

É muita cara-de-pau e abuso de impunidade por serem tucanos. Aécio Neves, na condição de senador e presidente do PSDB, pediu explicações do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por ele ter enviado à Polícia Federal as denúncias que recebeu sobre o recebimento de propinas pela alta cúpula tucana.

Outros tucanos foram além e cobraram até a demissão do ministro. Cardozo respondeu que indícios de crimes, sejam de tucanos ou não, precisam ser apurados. Se ele engavetasse denúncias, estaria prevaricando.

A coisa começou com o então deputado estadual por São Paulo, Simão Pedro (PT-SP), recebendo denúncias e documentos dos escândalos sobre o propinão tucano nos trens, desde o escândalo da Alstom.

O deputado tentou várias vezes abrir CPIs para investigar. O governo Geraldo Alckmin (PSDB) usou seu rolo compressor na Assembléia Legislativa para impedir a abertura da CPI da Altom, da Siemens e qualquer coisa semelhante. Engavetou as investigações.

Simão Pedro e seus colegas petistas encaminharam várias da denúncias para o Ministério Público Estadual e Federal. Os dois órgãos também não tiveram uma atuação condizente com a gravidade das denúncias. Na Suíça já há autoridades dos governos tucanos condenados por lavagem de dinheiro e aqui a coisa mal está começando. O Procurador da República De Grandis está sendo até investigado pelo próprio Ministério Público, pois teve investigações em suas mãos que ficaram engavetadas.

O que os tucanos queriam? Que a Polícia Federal também engavetasse as denúncias?

Nenhum comentário: