quinta-feira, 16 de abril de 2020

Senado formaliza cassação do mandato da juíza Selma Arruda, a “Moro de saia” por caixa dois e abuso de poder econômico

A Comissão Diretora do Senado oficializou, nesta quarta-feira (15), por 5 votos a 1, a cassação do mandato de Selma Arruda (Podemos-MT) após quase cinco meses decorridos da determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em dezembro de 2019. O terceiro colocado na disputa de 2018, Carlos Fávaro (PSD), assumirá o mandato até uma nova eleição seja realizada.

Conhecida como “Moro de saia”, Selma foi cassada por abuso de poder econômico e caixa dois. Segundo a decisão, o Senado deveria ter formalizado a cassação imediatamente. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), no entanto, decidiu submeter o caso à Mesa Diretora, sob o argumento de dar “amplo direito de defesa” a ela, de acordo com a Folha de São Paulo.

Segundo secretário do Senado, o líder de governo, Eduardo Gomes (MDB-TO), foi escolhido relator e deu parecer pela formalização da perda de mandato. A posição foi acatada pela Mesa. Apenas o segundo vice-presidente Lasier Martins (RS), correligionário de Selma no Podemos, votou contra o relatório.

De acordo com a reportagem, a Casa obedecerá agora liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que, a pedido do terceiro colocado na disputa de 2018, decidiu que ele, Carlos Fávaro (PSD), assume o mandato até nova eleição no estado. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o pleito marcado para 26 de abril foi cancelado e ainda não há nova data para que os eleitores do estado escolham um novo parlamentar.


Nenhum comentário: