domingo, 30 de maio de 2021

SEM CONDIÇÕES: "Contas de luz vão ficar mais caras no mês de junho"


A conta de luz ficará mais cara para o brasileiro no mês de junho. O uso da bandeira tarifária em vermelha, patamar 2, com custo de R$6,243 para cada 100kWh consumidos, foi divulgado, nesta sexta-feira (28/5), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para justificar a mudança na bandeira tarifária, a agência afirmou que maio foi o primeiro mês da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), registrando condições hidrológicas desfavoráveis.

“Junho inicia-se com os principais reservatórios do SIN em níveis mais baixos para essa época do ano, o que aponta para um horizonte com reduzida geração hidrelétrica e aumento da produção termelétricas. Essa conjuntura pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD), levando à necessidade de acionamento do patamar 2 da Bandeira Vermelha. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada”, afirmou.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores entenderem o valor da energia elétrica. O funcionamento é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

João Marcolino



Nenhum comentário: