quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Cotado a vice de Lula Geraldo Alckmin deixa PSDB depois de 40 anos

 


O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou na tarde desta quarta-feira sua desfiliação do PSDB, partido no qual esteve por mais de três décadas. Pelas redes sociais, o agora ex-tucano disse que vai informar seus próximos passos “em breve”. Cotado para uma possível chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição de 2022, Alckmin já recebeu convites para se filiar no PSB, PSD e no Solidariedade.

Aliados do ex-governador têm dito que acreditam que a decisão sobre qual será a nova legenda de Alckmin deve ficar para o ano que vem. Ele é conhecido por pensar bem antes de tomar suas demissões. A saída do PSDB, por exemplo, vem sendo ventilada há sete meses. No início de maio, quando o governador João Doria (PSDB) fez um evento para filiar seu vice, Rodrigo Garcia, já se dizia que o ex-governador estava prestes a sair.

"É um novo tempo! É tempo de mudança! Nesses mais de 33 anos e meio de trajetória no PSDB procurei dar o melhor de mim. Um soldado sempre pronto para combater o bom combate com entusiasmo e lealdade. Agora, chegou a hora da despedida. Hora de traçar um novo caminho”, escreveu o ex-governador, que completou: “Valeu cada obstáculo vencido, cada momento vivido, cada conquista feita. Em breve, anunciarei meus próximos passos”.

Pelo PSDB, Alckmin foi deputado constituinte e chegou ao governo de São Paulo, após assumir o mandato de Mário Covas, que morreu em janeiro de 2001. Depois disso, venceu três eleições para o governo estadual.  Também pelo partido, ele concorreu duas vezes à Presidência da República — a última em 2018.

O Globo




Nenhum comentário: