quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ô MAGO VEI PRÁ TRABALHAR: Unidade de Resfriamento de Leite de Parelhas Foi Inaugurada Hoje



Na manhã do dia 26 de setembro, autoridades, representantes de diversas instituições, além da população se fizeram presentes na solenidade de inauguração da Unidade de Resfriamento de Leite José Candido de Macedo.

No prédio foram feitas mudanças e adaptações em um valor de aproximadamente 50 mil reais para atender as exigências até a chegada do tanque de resfriamento.  Inicialmente, dez produtores locais irão se beneficiar com este equipamento que vai atender a Normativa 51 do Governo Federal – Ministério da Agricultura – que pede para que Estados e Municípios se organizem para resfriar o leite que é produzido nos mesmos.

Sebastião Joate é Presidente da Associação dos Produtores de Leite de Parelhas e falou sobre o novo destino desse produto, agora que o tanque está ativo: “A gente pretende que esse leite vá para a CESSEL e que ele retorne em forma de produtos. Se a gente fizer isso vamos poder pagar até acima de um real o litro de leite”.

A Secretaria Estadual de Agricultura apóia a iniciativa através da Sape e do Território da Cidadania do Seridó. A Associação dos Produtores de Leite teve o apoio de diversas instituições como Sindicado dos Trabalhadores Rurais, CAPESA, Associações Comunitárias Rurais, Conselho do FUMAC, Banco do Nordeste, Senar e EMATER Caicó.

Sebastião ainda transpareceu a alegria dele e de seus companheiros de profissão dizendo: “É uma satisfação muito grande a gente inaugurar hoje o Tanque. Os produtores de leite estão todos satisfeitos e alegres, porque esta é uma maneira da gente fomentar e melhorar a comercialização do leite. O entrave maior da produção é da “porteira para fora”. Nós vendemos o leite, mas o preço não remunera bem a atividade. A gente teve muita sorte porque entenderam a nossa situação e agora só temos a agradecer essa ação que vem engrandecer a nossa categoria”.

Do blog: Apesar de terem sido convidados, os vereadores da oposição  nem lá pisaram. É grande o compromisso que eles tem com Parelhas.

Nenhum comentário: