.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

SERIDÓ: "CAERN suspende abastecimento em seis cidades"


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) suspendeu no último domingo (16) o abastecimento em seis cidades na região do Seridó. De acordo com a Caern, os municípios de Florânia, São Vicente, Tenente Laurentino Bodó, Cerro Corá e Lagoa Nova sofreram interrupção no serviço devido à “rapidez no processo de evaporação da barragem Armando Ribeiro Gonçalves”, comprometendo a captação de água para a adutora Serra de Santana.

Para suprir a demanda, a solução encontrada pela Caern é prolongar a tubulação de 400 mm em mais 1,5 Km que somados aos dutos existentes atingem 5 quilômetros de extensão até a captação flutuante localizada na comunidade Riacho dos Cavalos em Jucurutu. A companhia espera concluir os trabalhos até sábado (22) quando o sistema será religado e o abastecimento recuperado gradativamente, em forma de rodízio.

Quando o abastecimento dessas cidades for retomado, com uma vazão de 600 metros cúbicos, a gerente Regional do Seridó, Maria Rosy Gurgel, acredita que o volume de água será suficiente para cerca de 30 dias, isto é, até final de novembro. A partir dessa data a companhia vai parar novamente o serviço por falta de água no reservatório, suspender o faturamento e transferir a responsabilidade para as prefeituras municipais e Defesa Civil estadual, conforme previsto no contrato de concessão firmado entre Caern e prefeituras municipais.
 
Com suspensão do serviço pela Caern, os 75 mil habitantes atualmente abastecidos pela adutora Serra de Santana receberão água fornecida por meio de carro-pipa.

Nenhum comentário: